DESCUBRA OQUE OS AUDITORES BUSCAM EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ISO

As expectativas das auditorias ISO pode variar muito dependendo do tipo de organização. As auditorias ISO tem o objectivo de examinar se o sistema de gestão de uma empresa está em conformidade com a norma ISO, objectivos organizacionais e demais normas a que a empresa se sujeita.  Os auditores ISO também identificam os erros existentes ou potenciais nos sistemas de gestão e sugerem maneiras de corrigi-los.

 

Auditores ISO procuram entender o objetivo geral de seu sistema de gestão e obter evidências que os ajudem a avaliar a conformidade de uma organização com a norma ISO em questão. Os auditores de certificação avaliam os processos da organização para medir o desempenho organizacional.

Abaixo colocamos alguns exemplos sobre os processos comumente avaliados pelos auditores. Os exemplos colocados tratam especificamente da norma ISO 9001.

 

A: Treinamento de Funcionários

Conforme previsto na cláusula de treinamento e conscientização da ISO 9001, os registros de treinamento de funcionários são monitorados por auditores. Para garantir a capacidade da força de trabalho, os auditores podem inspecionar as avaliações de trabalho dos funcionários, resultados de testes de treinamento, graus e certificações, descrições de cargos, currículos de funcionários, análises de desempenho e agendas de treinamento.

 

B: Gestão de Recursos

Para implementar uma cultura orientada para a qualidade e melhoria organizacional contínua, os auditores se concentram em expandir e esclarecer os requisitos de responsabilidade de gestão como parte do SGQ.

 

C: Controle de Documentos

As organizações devem documentar o processo de controle de criação, manutenção e acesso de documentos de acordo com os padrões de gestão da qualidade ISO 9001. Os documentos podem estar presentes na forma de papel ou arquivo eletrônico e devem estar disponíveis em formatos que façam sentido para a organização, ou seja, na forma de planilhas, apresentações, imagens ou videoclipes. Eles devem ser marcados, intitulados ou numerados para sua fácil identificação e devem ser aprovados por pessoas com autoridade sempre que forem atualizados.

 

D:  Agenda de Revisão da Gestão

Para atender aos requisitos da norma, espera-se uma agenda detalhada, com informações atualizadas e completas para mitigar riscos e registrar ações que auxiliem na gestão da qualidade.

 

E: Ações Corretivas

Os auditores entendem que as organizações orientadas para a qualidade se concentram em atualizar e melhorar continuamente seus sistemas, tomando ações preventivas e corretivas ao longo do caminho. Os auditores esperam que as empresas invistam em ações preventivas e corretivas eficazes que promovam agilidade organizacional e conformidade do SGQ.

 

Esta lista não é exaustiva do que se pode esperar durante uma auditoria, mas apenas alguns exemplos do que se pode esperar. Em uma auditoria, pode-se esperar que o auditor esteja a procura de conformidade com a norma. Portanto, é necessário ter as respostas imediatas e garantir que as explicações ajudem o auditor a compreender os processos da orgaização. As entrevistas são uma oportunidade para seus funcionários mostrarem o que fazem e como fazem – mostrando seus processos funcionando de maneira eficaz.

Caso esteja procura de serviços de auditoria interna para lhe ajudar a preparar o seu sistema para a certificação ISO, contacte-nos.

Marcelo Belachior

Marcelo Belachior

Gestor de Sistema Integrado de Gestão
ISO 9001 | ISO 14001 | ISO 45001

Como Podemos Ajudar?

Entre em contato conosco no escritório da Olevus mais próximo de você ou envie uma consulta comercial online.

Outros Artigos

  • ENTENDA A NORMA ISO 27001 – OBJETIVOS E VANTAGENS

    ENTENDA A NORMA ISO 27001 – OBJECTIVOS E VANTAGENS   ISO 27001 é uma norma internacional que descreve os procedimentos para gerir a segurança da informação em uma organização. Ele especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). No mundo globalizado de hoje, as organizações

    8 de Junho, 2021
  • VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE ISO 9001

    VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE ISO 9001 A satisfação do cliente deve ser a principal prioridade de todas as empresas, e é isso que faz com que certificações como a ISO sejam relevante para qualquer organização, não importando o produto, serviço ou tamanho da organização.   Neste artigo, vamos destacar a norma ISO 9001:2015, que

    8 de Junho, 2021
  • 7 RAZÕES PORQUÊ A CERTIFICAÇÃO ISO 14001 É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO.

    7 RAZÕES PORQUÊ A CERTIFICAÇÃO ISO 14001 É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO. A norma ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece directivas para implementar um sistema eficaz de gestão ambiental nas organizações. Ela é projetada para ajudar as organizações a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente, sem esquecer as responsabilidades ambientais. A norma ISO 14001

    8 de Junho, 2021
  • DESCUBRA OQUE OS AUDITORES BUSCAM EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ISO

    DESCUBRA OQUE OS AUDITORES BUSCAM EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ISO As expectativas das auditorias ISO pode variar muito dependendo do tipo de organização. As auditorias ISO tem o objectivo de examinar se o sistema de gestão de uma empresa está em conformidade com a norma ISO, objectivos organizacionais e demais normas a que a empresa

    8 de Junho, 2021