10 BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL - ISO 45001

ISO 45001 é a primeira norma internacional para saúde e segurança ocupacional escrita pela ISO. A ISO 45001 foi publicada em março de 2018, substituindo a OHSAS 18001.

O objetivo da ISO 45001 é de reduzir acidentes e doenças no local de trabalho nas organizações. A principal característica da ISO 45001 é que não importa o tamanho da organização, ela foi projetada para ser ajustável a todos os tipos de organizações. Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar da abordagem proativa descrita na ISO 45001.

Quando implementado corretamente, um sistema de gestão ISO 45001 oferece muitas vantagens para as organizações e seus funcionários, desde aumento de produtividade até custos mais baixos e melhor segurança em geral.

Se está pensando na implementação da norma para sua organização, então vale a pena considerar estes 12 benefícios.

1. MELHORA A SEGURANÇA DOS FUNCIONÁRIOS

O benefício mais óbvio da ISO 45001 é o potencial de redução de doenças e lesões no local de trabalho. A implementação da ISO 45001 ajuda sua organização a prevenir riscos, em vez de reagir a eles quando detectados. A esfera de ação da norma ISO 45001 abrange não só a segurança física no local de trabalho mas também a saúde mental.

 

2. AUMENTE A CONFIANÇA DAS PARTES INTERESSADAS

Além dos benefícios óbvios, a implementação da norma ISO 45001 é uma maneira de mostrar aos clientes, investidores e reguladores que a organização trata com responsabilidade a segurança das pessoas. Quando os clientes mostram-se confiantes nas habilidades da organização em manter um ambiente de trabalho seguro, é mais provável que queiram fazer negócios com a organização.

 

3. AUMENTA A PRODUTIVIDADE

A Organização Internacional do Trabalho relata que há 374 milhões de acidentes de trabalho não fatais a cada ano, resultando em mais de 4 dias de ausências do trabalho. Sempre que um trabalhador se lesiona e não pode voltar ao trabalho, a produtividade é afetada. A organização perde tempo contratando e formando um substituto. E se algum equipamento for danificado durante o acidente, pode ser necessário interromper temporariamente as operações.

 

4. REDUZ O RISCO DE ACIDENTES

A ISO 45001 oferece uma estrutura para as organizações identificarem riscos potenciais à segurança antes que estes contribuam para a ocorrência de um acidente. Ao lidar com os riscos em operações, a organização terá menos surpresas indesejáveis.

 

5. AJUDA A IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

A ISO 45001 não se concentra apenas no risco. Ao identificar os perigos potenciais, os empregadores também podem descobrir oportunidades para aumentar a segurança e a produtividade.

 

6. AJUDA A COLOCAR-LHE NA LIDERANÇA NO SEU SECTOR

A implementação de qualquer norma ISO contribui para o aumento da credibilidade organizacional. Estar entre as empresas certificadas com a norma ISO 45001 é uma forma de as organizações se destacarem no seu setor de atividade.

 

8. OFERECE VANTAGEM COMPETITIVA

Algumas empresas, principalmente as multinacionais, priorizam a contratação de organizações que adotam as normas ISO. Se a sua organização projeta trabalhar com grandes empresas, fornecendo bens e serviços então adotar a normas ISO 45001 pode dar uma grande vantagem competitiva ao seu negócio.

 

9. ENVOLVE OS FUNCIONÁRIOS NA SEGURANÇA

Em programas de segurança no local de trabalho, o envolvimento dos funcionários é um ingrediente chave de sucesso. A norma ISO 45001 oferece uma maneira estruturada de promover a consulta e a participação do trabalhador.

 

10. DEMONSTRA COMPROMISSO ORGANIZACIONAL COM A SEGURANÇA

A norma  ISO 45001 é um símbolo internacional de excelência em segurança ocupacional amplamente reconhecido. Ao adotar a norma ISO 45001, as organizações demonstram que estão obedecendo as melhores práticas de saúde e segurança ocupacional.

 

O RESULTADO FINAL

Como se pode ver, a implementação da norma ISO 45001 resulta em muitos benefícios, independentemente do tamanho da organização. Caso esteja pensando em implementar a norma ISO 45001 na sua organização, entre em contacto conosco e lhe guiaremos no melhor caminho a seguir para a obtenção da sua certificação.

Marcelo Belchior

Marcelo Belchior

Gestor de Sistema Integrado de Gestão
ISO 9001 | ISO 14001 | ISO 45001

Como Podemos Ajudar?

Entre em contato conosco no escritório da Olevus mais próximo de você ou envie uma consulta comercial online.

Outros Artigos

  • ENTENDA A NORMA ISO 27001 – OBJETIVOS E VANTAGENS

    ENTENDA A NORMA ISO 27001 – OBJECTIVOS E VANTAGENS   ISO 27001 é uma norma internacional que descreve os procedimentos para gerir a segurança da informação em uma organização. Ele especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). No mundo globalizado de hoje, as organizações

    8 de Junho, 2021
  • VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE ISO 9001

    VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE ISO 9001 A satisfação do cliente deve ser a principal prioridade de todas as empresas, e é isso que faz com que certificações como a ISO sejam relevante para qualquer organização, não importando o produto, serviço ou tamanho da organização.   Neste artigo, vamos destacar a norma ISO 9001:2015, que

    8 de Junho, 2021
  • 7 RAZÕES PORQUÊ A CERTIFICAÇÃO ISO 14001 É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO.

    7 RAZÕES PORQUÊ A CERTIFICAÇÃO ISO 14001 É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO. A norma ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece directivas para implementar um sistema eficaz de gestão ambiental nas organizações. Ela é projetada para ajudar as organizações a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente, sem esquecer as responsabilidades ambientais. A norma ISO 14001

    8 de Junho, 2021
  • DESCUBRA OQUE OS AUDITORES BUSCAM EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ISO

    DESCUBRA OQUE OS AUDITORES BUSCAM EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ISO As expectativas das auditorias ISO pode variar muito dependendo do tipo de organização. As auditorias ISO tem o objectivo de examinar se o sistema de gestão de uma empresa está em conformidade com a norma ISO, objectivos organizacionais e demais normas a que a empresa

    8 de Junho, 2021